Medicina Integrativa

Medicina Integrativa é a prática da medicina que integra o tratamento médico convencional com terapias complementares que despertam para o autocuidado, o que permite ao paciente viver mais ativamente durante o tratamento, com mais qualidade de vida e melhor sensação de bem-estar.

Através de pequenas mudanças no comportamento e no estilo de vida é possível tolerar de maneira mais confortável os efeitos colaterais do seu tratamento e os sintomas da doença. O intuito desta abordagem médica é de encorajar o paciente a desenvolver estratégias para redução do estresse, aumentar as atividades corporais e se alimentar de maneira mais saudável.

Para todo tratamento o médico especialista indica ao paciente seguir um plano de autocuidado. Criando estratégias para que ele se torne parte atuante do seu tratamento, a missão do médico é apoiar seu paciente a encontrar qual será a melhor prática em cada etapa do processo de tratamento. 

As terapias complementares utilizadas são baseadas em evidência científica e o critério de indicação varia com o estilo e as queixas de cada paciente. Vale frisar que as práticas complementares não sanam nenhuma doença. Como o próprio nome diz, elas complementam a medicina convencional.

A curiosidade em torno dessas novas terapias é saber quais são, como são aplicadas e quais seus reais benefícios. As terapias que vem sendo utilizadas atualmente no CPO são: Meditação, Yoga, Reiki e Auriculoterapia.

 

BENEFÍCIOS:

  • Melhora da qualidade de vida
  • Controla sintomas em todos os períodos do tratamento
  • Reduz a incidência de ansiedade e depressão
  • Reduz as dores
  • Contribui na qualidade do sono
  • Diminui a sensação de fadiga, enjoos, diarreia e constipação intestinal
  • Melhora a imunidade

 

RECOMENDAÇÕES

  • Faça atividades que te tragam calma: ouvir uma música, caminhar, ler um livro, assistir um filme, respirar lentamente;
  • Tenha um momento do dia para ficar em silêncio e escutar o seu corpo;
  • Procure atividades que te deem prazer: estar ao lado de pessoas queridas, descobrir um novo hobby, desenvolver uma habilidade manual;
  • Procure manter-se otimista e ativo, respeitando os limites do seu corpo;
  • Cuide das suas emoções.

   

IMPORTANTE
Terapias denominadas como naturais ou alternativas parecem inofensivas, porém podem interferir com as medicações que serão administradas no decorrer de seu tratamento, podendo causar aumento de seus efeitos colaterais ou reduzir sua eficácia.  

Dessa forma, pedimos que comuniquem prontamente a equipe médica e/ou equipe multidisciplinar caso utilize alguma dessas terapias ou se pretende utilizá-las (chás, medicações fitoterápicas, acupuntura, ventosaterapia, quiropraxia, entre outras) para que sejam conciliadas ao seu tratamento convencional com segurança.

 

MEDICINA INTEGRATIVA NO CPO

Oferecemos consulta médica e terapias complementares no decorrer de todo seu tratamento, além de grupo semanais de Meditação e Yoga.

Caso ainda não utilize desse serviço informe-se com seu médico ou equipe multidisciplinar e agende uma consulta na recepção.