Força na prevenção - Não de chance ao câncer: cuide-se

A prevenção, por meio de adoção de hábitos de vida saudáveis, e a detecção precoce são ferramentas essenciais no controle do câncer e aumentam consideravelmente as chances de cura.

Seguir as dicas abaixo e sempre praticar hábitos saudáveis, são indispensáveis na prevenção de qualquer tipo de câncer:

Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago e bexiga.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em excesso, aumenta o risco de desenvolver a maioria dos tipos de câncer.

Tenha uma alimentação saudável. Prefira uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Isso ajuda a diminuir o risco de câncer. Reduzir o consumo excessivo de embutidos, bacon e carne vermelha diminui o risco de câncer colorretal.

Exercite-se com frequência. Faça, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física.

Mantenha o peso adequado à sua altura. A obesidade está relacionada ao aumento do risco de diversos cânceres. Se você possui sobrepeso, trabalhe para diminuí-lo. A obesidade está ligada a evolução desfavorável nos pacientes com diagnóstico de câncer de próstata. 

Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. 

Faça visitas regulares ao médico. O seu médico poderá orientá-lo quanto à realização de exames periódicos e à adoção de hábitos saudáveis.

Força na PREVENÇÃO

Para sensibilizar a população o Grupo Oncoclínicas, em parceria com as suas unidades, criou o movimento "Força na Prevenção", uma iniciativa lançada no primeiro semestre de 2015.

O canal é responsável por promover a interação entre as pessoas em prol de um propósito comum: disseminar informações sobre o câncer, estimular ações de prevenção e que possibilitem o diagnóstico precoce da doença. A iniciativa já mobilizou por meio da rede social "facebook" mais de 37 mil pessoas. Acesse: https://www.facebook.com/forcanaprevencao